sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Um Novo e Moderno Currículo Escolar - Painel de Discussão


Acho que deveríamos renovar o nosso ultrapassado currículo escolar (CE) no ensino fundamental 2 e ensino médio (os antigos ginásio e colegial). Já se passaram tantos anos, muitas coisas mudaram, e principalmente as cabeças de nossos jovens mudaram. O jovem brasileiro mereceria uma melhor grade curricular, que levasse em conta o seu perfil e não importar modelos do exterior. Isto seria um grande passo para mudar a cara do Brasil. Temos que começar pela educação. Fortalecendo esta, nós mudaremos a nação. Do jeito que está, só ficaremos lamentando que político é isso, que o governo não presta, etc. Vamos parar de nos lamentar e tomar atitude.

O CE atual é mais ou menos assim: Português, Matemática, História, Ciências, Geografia.
Educação Física nunca realmente existiu de fato nas escolas. Jamais os professores conseguem implantar uma educação física sistematizada, que incuta no jovem o hábito saudável de exercícios, assim como incentivar a interação de jogos e atividades com outras escolas, etc. Esta é uma disciplina que deve permanecer , mas completamente revitalizada.

A Matemática deveria sofrer várias mudanças e dar ao jovem os conceitos que ele irá usar na vida diária. Nada de equação do 1º grau e 2º grau, trigonometria e coisas afins. Esta matéria deveria fornecer subsídios de como ele gerir, por exemplo, seu futuro fundo de investimento, seu fundo para o pagamento de sua universidade, de como fazer um orçamento doméstico, etc. Eu aprendi as equações, mas depois que aprendi, nunca mais usei para absolutamente nada. Quanto a História, acho que não deveríamos mudar muita coisa, talvez, somente unificar as interpretações da história dos vários livros existentes. Na Geografia, o conhecimento do Brasil e do Mundo, bem como um lado mais para a ecologia. No Português, deveríamos fortalecer mais a gramática e fazer os alunos escreverem mais (redação) e exigir leitura obrigatória de livros. A leitura de todos os livros clássicos da nossa literatura e da literatura universal deveria mandatória.
Como este post está ficando grande, vou deixar as outras matérias que gostaria de ver no CE para um próximo.

Nenhum comentário: