domingo, 17 de fevereiro de 2008

Os 10 maiores mitos sobre o Sono



Mito 1: No sono, seu corpo e mente descansam e se relaxam.


Não existe provas de que qualquer orgão (incluindo-se o cérebro) do corpo “se desligam” durante o sono. Na verdade, alguns processos fisiológicos se tornam mais ativos durante o sono. Por exemplo, aumenta-se a secreção de determinados hormônios e cresce a atividade cerebral para o aprendizado e a memória.


Mito 2: Seu corpo se ajusta rapidamente a diferentes horários de sono.

Seu “relógio” biológico deixa você mais alerta durante o dia mais sonolento à noite. Assim, mesmo que você trabalhe no período da noite, você naturalmente irá se sentir sonolento quando chegar a noite. Muitas pessoas conseguem reprogramar seu relógio biológico, mas somente por faixa de tempo – e mesmo assim, por 1-2 horas por dia no máximo.
Conseqüentemente, pode se levar mais que uma semana para se ajustar um novo ciclo de despertar e dormir, como, por exemplo, quando se depara em uma viagem por vários fusos horários ou quando muda de trabalho de dia para trabalho à noite.


Mito 3: Dormir 1 hora a menos por noite do que o necessário não irá afetar o seu desempenho de dia.
Esta perda pode não deixá-lo com sono durante o dia. Mas, um pouco menos de sono, pode afetar sua capacidade de pensar apropriadamente e ter respostas rápidas e ainda pode comprometer sua saúde cardiovascular e sua energia, assim como sua capacidade de combater infecções, principalmente se a perda ou falta de sono for contínua.
Se frequentemente você não tiver suas adequadas horas de sono, com o passar do tempo, sua “dívida” com o sono cresce e vai torná-lo excessivamente cansado durante do dia.


Mito 4: Sono extra à noite pode curá-lo de problemas com muita fadiga diária.

Não somente a quantidade de sono é importante, mas também a qualidade do sono. Algumas pessoas dormem 8 a 9 horas por noite, mas não se sentem bem descansadas ao acordar, porque a qualidade de sono delas é ruim.
Vários problemas de saúde (exemplo: apnéia) podem afetar a qualidade do seu sono.
Dormir mais não irá a sonolência durante o dia ou resolver a causa do mal. Contudo, muitos destes problemas podem ser tratados com mudanças de comportamento ou terapias médicas.


Mito 5: As pessoas, quando ficam velhas, precisam de menos sono.
As pessoas mais velhas não precisam de menos sono, mas elas frequentemente dormem menos ou acham que o sono delas menos restaurador. Isto é porque, quando as pessoas envelhecem, elas gastam menos tempo naqueles estágios profundos e quietos do sono e são muito mais fáceis de serem acordados. Pessoas mais velhas têm mais tendência de terem insônia ou outros problemas médicos que atrapalham seu sono.


Mito 6: Sonecas são uma perda de tempo.

Embora sonecas não substituam uma boa noite de sono, elas pode ser restauradoras e ajudam a conter o mau desempenho que possa resultar de uma noite mal dormida. As sonecas podem mesmo ajudar você a executar certas tarefas mais rapidamente.
Mas evite tirar sonecas depois das 3 da tarde, pois as sonecas pode interferir na sua capacidade de pegar no sono à noite. Além disso, limite suas sonecas para não mais que 1 hora de duração, porque sonecas longas irão fazer você difícil de acordar e voltar legal para suas atividades. Se você tira freqüentes sonecas durante o dia, você pode ter uma problema de sono que precisa ser tratado.


Mito 7 : Você pode compensar o sono que não teve durante a semana, dormindo mais no fim de semana.

Embora esta tentativa possa ajudar a aliviar uma parte desta “dívida”, ela não vai compensar completamente a falta de sono. E esta tentativa também não vai ajudar na mau desempenho durante a semana, devido ao fato de não ter dormido o suficiente.
Além disso, dormir mais nos fins de semana podem afetar seu relógio biológico ao ponto que será muito mais difícil ir dormir na hora certa nas noites de Domingo e levantar cedo nas manhã de Segunda.


Mito 8: As crianças que não dormem o bastante de noite irão mostrar sinais de sonolência de dia.

Diferente dos adultos, as crianças que não dormem o suficiente de noite, normalmente acabam ficando mais ativas do que o normal durante o dia.
Por outro lado, ela acabam também tendo dificuldade em prestar atenção e não se comportando adequadamente. Conseqüentemente, ela podem ser diagnosticadas erradamente como tendo déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).


Mito 9: Roncar é uma parte normal do sono.

Roncar durante o sono é comum, particularmente quando a pessoa vai envelhecendo. Muitos médicos especialistas dizem que roncar regularmente pode deixá-lo sonolento durante o dia e deixá-lo mais suscetível a diabete e doenças do coração.
E muitos estudos ligam o ronco com o mau desempenho na escola por parte das crianças. O ronco alto pode ser um sinal de apnéia, uma séria doença que deve ser tratada.


Mito 10: A principal causa da insônia são as preocupações.

Embora as preocupações e stress possam causar insônia, esta incapacidade persistente em cair no sono à noite pode ser causada por uma série de outros fatores. Certos remédios ou doenças do sono podem mantê-lo acordado à noite.
Algumas outras causas comuns de insônia são a depressão, problemas de ansiedade, asma, artrite e outras condições clínicas com sintomas que se tornam problemáticas à noite. Algumas pessoas, que têm insônia crônica, também parecem ser mais agitadas do que o normal, assim seria mais difícil para elas dormirem.



Fonte: http://www.sleepdisordersguide.com

Nenhum comentário: