segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Por dentro de Jornada nas Estrelas (Star Trek)
Eu também faço parte da geração (a 1ª) de Jornada nas Estrelas e quero reverenciar esta mítica série da TV. Existem vários sites sobre ela, mas depois que li o livro "Inside Star Trek - The Real Story" e vejo que (até onde eu sei) ainda não sofreu uma tradução para o português, gostaria de compartilhar o conteúdo único deste livro, que julgo ser a mais confiável descrição dos fatos que antecederam e os momentos da produção da série. Este livro foi escrito nada menos por Herbert F. Solow, o executivo chefe em cargo da produção e por Robert H. Justman como produtor associado. O livro tem mais de 20 capítulos, com um total aproximado de 400 páginas. Minha idéia geral é adicionar um post ou um link semanal com a tradução. Esta tradução não será linha por linha, frase por frase do original em Inglês, pois muitos fatos para nós não são exatamente interessantes. Confiem em meu julgamento do que estará no blog é a parte mais emocionante do livro, publicado em 1996.
Começamos a partir de hoje:
Antes que os atores fossem escalados, antes que a U.S.S. Enterprise fosse criada, antes que o fenômeno explodisse, houve três homens que iniciaram a lenda Jornada nas Estrelas. Gene Roddenberry morreu em 1991. Herb (Herbert) Solow e Bob (Robert) Justman ainda permanecem (até onde eu sei, ainda não morreram) como as únicas pessoas no planeta Terra que realmente sabem o que aconteceu naqueles emocionantes dias.
No começo de 1964, Solow foi contratado para dirigir as produções de TV para o estúdio Desilu. Aqui, um parênteses: Desilu pertencia a Desi Arnaz e Lucille Ball (Desi de Desi e Lu de Lucille). Quem diria que Lucille Ball ajudou a criar o mito!
Em abril daquele ano, um ex-policial de voz suave entrou no escritório de Herbert com a idéia de uma série de ficção científica para a TV chamada Star Trek. Entendendo que ali havia um grande potencial, na hora Herbert fez um contrato de criação de scripts com Gene.
Logo, Solow e Roddenberry trouxeram Robert Justman a bordo como diretor assistente para trabalhar no que seria o primeiro dos dois pilotos de Star Trek e, mais tarde, para ser o produtor associado da série. Juntos, estes três homens embarcaram em uma incrível aventura que mudaria a história da televisão.
Como Vice-Presidente dos Estúdios Desilu, Vice-Presidente da Paramount Television e Executivo-Chefe da produção da série Star Trek, Herbert Solow foi responsável pela venda, criação e produção dos dois pilotos e da série. Gene Roddenberry, o elenco, a equipe de produção reportavam-se a ele.
Como Produtor Associado e mais tarde como co-produtor de Star Trek, Bob Justman, trabalhando junto com Gene, estava a cargo e responsável por todas a fase de pré-produção dos dois pilotos e da série. Todo o pessoa de produção e pós-produção se reportavam a ele.
Tanto Herb como Bob, após o final da exibição de Star Trek na TV, pensaram em escrever a história da série, mas a oportunidade não se materializou. Fato que acabou acontecendo pouco depois da morte de Roddenberry, o seu grande idealizador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
Os números que todos usamos (1,2,3,4,5,6, etc.) são chamados “números arábicos” para os distinguirmos dos “números romanos” (I,II,III,IV,V,V...
-
Esta é uma tradução do livro de Robert Hugh Benson, O Senhor do Mundo (The Lord of the World). Foi pedida por Alexandre Moreira Fernandes. C...
-
LIVRO 1- O ADVENTO CAPÍTULO 1 – Parte 1 Oliver Brand, o novo membro para Croydon , em seu estúdio, olhando pela janela por sobre...
Nenhum comentário:
Postar um comentário