A Venda da série Star Trek para a NBC
Como Herb Solow e Bob Justman escreveram este livro juntos, haverá partes comentadas por Herb e partes comentadas por Bob, descritas como HERB: e BOB: , respectivamente, além de comentários em “off” do editor do livro em itálico.
HERB: Fevereiro de 1966. Finalmente acabara o ritual de apresentação dos pilotos das possíveis futuras séries em Nova York. A despeito de minha sonolência, pedi ao motorista de taxi que fosse depressa para o aeroporto a fim de pegar o último vôo da noite de volta a Los Angeles.
Antes de entrar no taxi, eu já havia telefonado aos produtores-criadores Gene Roddenberry de Star Trek e Bruce Geller de Missão: Impossível para dar as boas novas, mas não havia passado a eles todos os detalhes.
Mesmo estando fisicamente e mentalmente esgotado pela dura batalha de vender nossos caros pilotos , além de ter conseguido um pedido para os 26 episódios da primeira temporada, e de uma semana de jantares e reuniões, entrei no lotado vôo da TWA rumo a Los Angeles, e nada, absolutamente nada iria estragar a alegria de minha retorno vitorioso.
Outros chefes de produção e vendedores também estavam no vôo. Era fácil de perceber quem havia recebido pedidos das Redes para séries. Bebiam e riam e andavam para cima e para baixo do corredor do avião, mostrando um repentino ar de amizade perpétua com os seus concorrentes, a quem eles teriam apunhalado pelas costas se isto lhes conseguisse uma venda. E também era fácil perceber que eram os perdedores. Eles pareciam deprimidos ao beber. Seria duro para eles voltarem aos seus estúdios e dizerem que não haviam conseguido vender suas séries. Um ano onde haveria demissões, porque, sem série, não haveria dinheiro para cobrir as despesas fixas. E um ano para ver seus concorrentes produzirem suas novas séries.
Mas para mim estava sendo um momento agradável. A concorrência para se vender uma produção tinha sido uma das mais difíceis. A hipocrisia de Hollywood é ter concorrentes que falam bem de você em público, mas te esmagam por detrás. Mas isto acontecia também com aquelas direções de estúdio ultrapassadas, com suas idéias ultrapassadas e falta de sensibilidade. Mas eu tinha ganho desta vez. Tinha vindo para NY uma semana antes com dois pilotos para vender. E agora estava voando de volta com ambos os pilotos vendidos e com pedidos de séries de 1 hora de duração para horário nobre. A CBS havia pedido 26 episódios de Missão: Impossível, uma série inovadora e cara onde os verdadeiros astros do programa eram as estórias e os finais inesperados. Os 5 atores eram apenas coadjuvantes para solucionarem os complexos enrêdos. Os “especialistas” da Universal diziam para a CBS que MI não tinha chances de entrar no horário nobre. “Ninguém vai assistir uma série complexa sem grandes atores”. Contudo, mais tarde, MI tornou-se um sucesso por 7 anos.
A maior surpresa era que a NBC havia pedido nossa ficção científica altamente complexa, a nossa Star Trek, que parecia ser impossível produzir semanalmente. A CBS , a ABC e seus manda-chuvas não a entenderam e assim a recusaram. “Eles nunca conseguirão fazê-la semanalmente. A NBC e a Desilu estão dando o beijo da morte.” Havia até o rumor que a NBC estava querendo tirar o Show da Lucy da CBS e que, pedindo a série Star Trek, seria o começo do plano. Uma grande bobagem, uma desculpa para alguns concorrentes usarem pelo insucesso na venda de seus produtos.
NBC queria ter um programa feito pela Desilu na sua rede. Eles nunca tiveram qualquer série deste estúdio. E agora eles tinham investido muito dinheiro em Star Trek. Além disso, eles tinham investido ainda mais dinheiro em dois scripts alternativos do piloto. Grandes redes não gostam de jogar dinheiro fora.
O que me deixou ainda mais contente foi o fato de que os executivos da rede, com que eu havia me reunido sobre as séries, eram meus amigos, uma gente boa que gostaria de fazer boas coisas acontecerem.
Havia, por outro lado, vários céticos na Rede, alguns da cúpula que se melindravam pelo fato de o quanto a série custaria para a NBC; não gostavam da Desilu por causa das grandes relações de Lucy com a grande concorrente CBS; outros não gostavam nem um pouco de ficção científica, e de Star Trek em particular, e finalmente tinham muitas dúvidas de que a série faria sucesso. Este “céticos” podiam ser resumidos como o Departamento de Vendas da NBC, um departamento da Rede que poderia ser um grande adversário.
Todos estes sonhos , todos estes fatos e estas impressões percorriam meus pensamentos à medida que o avião voava em direção a Los Angeles , eu me inclinava em meu banco e olhava para uma taça de champanha barata. O dia seguinte seria um dia cheio.
No próximo post, Primeiro Capítulo: Encontrando Lucille Ball
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