domingo, 28 de outubro de 2007

Os benefícios do chocolate amargo


Saiu na revista Saúde (www.revistasaude.com.br) de Outubro uma matéria sobre o chocolate amargo e seus benefícios, que muitas pessoas podem não ter ainda conhecimento.
Publico um pequeno resumo sobre seus benefícios:

Sobram evidências científicas de que o chocolate amargo, guloseima com um gosto peculiar justamente por ter maior teor de cacau na sua composição, promove uma série de benefícios para a nossa saúde. Os resultados de uma das pesquisas mais recentes sobre esse chocolate confirmam que ele protege o coração. Realizado na Universidade Hospital Colônia, na Alemanha, o estudo revela que seu consumo rotineiro reduz os níveis da pressão arterial.

O segredo do chocolate amargo está na altísssima concentração de certos flavonóides, como as catequinas, substâncias de nome estranho, encontradas no cacau. São elas que agem nas artérias, promovendo a queda da pressão. “Esses compostos elevam a produção de óxido nítrico, um vasodilatador natural”, explica Malachias, que é diretor do Instituto de Hipertensão Arterial de Minas Gerais, em Belo Horizonte. “O endotélio, a camada interna das artérias, fica mais flexível. Assim, o sangue passa por ali gerando menos pressão”, explica a nutricionista Vanderlí Marchiori, colaboradora da Associação Paulista de Nutrição.

Para que isso ocorra é preciso que o consumo do alimento seja diário. “Bastam de 30 a 40 gramas, ou quatro quadradinhos daqueles tabletes grandes”, recomenda Vanderlí. Ela dá outra boa notícia: o chocolate amargo não contribui para a subida do colesterol. “Os polifenóis impedem a oxidação do LDL, o tipo ruim da gordura”, explica. “Eles seqüestram essa molécula, formando um complexo solúvel que é eliminado pela urina.”

Este chocolate não é facilmente encontrado no varejo. Parece que há mais chocolates meio amargo. Contudo, encontrei o Krispy Kop, da Kopenhagen, marca tradicionalíssima de chocolates. Veja na página: http://www.kopenhagen.com.br/produtosdetalhe_deli_drageados_krispamargo.asp

Na reportagem da revista, também falam que o chocolate EMAGRECE. Opa!, que boa notícia!.
Para mais detalhes sobre a matéria,aconselho comprar a revista. Sugiro até que assinem a revista, pois é uma das melhores da Abril.

Nenhum comentário: